Informaciones

SOBRE O APOIO SOCIAL EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA

Martes, 10 de Abril de 2007
Concurso de Experiencias Gerontológicas

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos

SOBRE O APOIO SOCIAL EM UM CENTRO DE CONVIVÊNCIA
A Percepção dos Idosos


Primer Lugar en Categoría Personas Naturales
Concurso de experiencias gerontológicas RLG
"Una Sociedad para todas las edades"
1ª Edición, Octubre 2005.

Autores:
Ana Maria Domingos – Enfermeira especialista em Gerontologia, Professora Adjunta e Doutora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Envelhecimento e Saúde do Idoso. Coordenadora Acadêmica do PAIPI/HESFA/UFRJ.
Irinéa Gomes Menezes – Enfermeira especialista em Gerontologia. Coordenadora Executiva do PAIPI/HESFA/UFRJ.. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Envelhecimento e Saúde do Idoso.


RESUMO
Estudo sobre o Centro de Convivência de Idosos na sua relação com a categoria de apoio social, do tipo exploratório com abordagem qualitativa, com objetivos de: identificar o apoio social provido ao idoso usuário do centro de convivência; descrever o efeito do apoio social na saúde e na vida dos idosos e discutir a contribuição da categoria de apoio social no campo da assistência à saúde do idoso em Centros de
Convivência. O referencial teórico inclui os conceitos de apoio social de Sluski, Barrios e Valla, entre outros.  O campo da investigação foi um Centro de Convivência de idosos pertencente ao Projeto de Extensão universitária, onde se dá a prática docente e assistencial das autoras do estudo.Os dados foram coletados no espaço institucional, mediante aplicação de um formulário. Participaram do estudo 20 idosas (amostragem por conveniência), com idades, entre 63 a 74 anos,; 08 eram brancas, 09 eram pardas e 03 negras; a escolaridade variou entre analfabetismo funcional e o ensino fundamental incompleto; 07 eram casadas, 05 viúvas, 04 separadas e 04 solteiras; do grupo estudado 02 moravam sozinhas, 07 em famílias de idosos (o chefe de família é idoso), 11 em co-residência com os filhos. A maioria afirmou freqüentar as atividades três vezes na
semana. Os resultados revelaram a percepção do apoio social na modalidade de apoio emocional e apoio informativo. Os depoimentos mostraram que o apoio social oriundo do Centro de Convivência traz modificações positivas sobre a saúde e aumenta a sociabilidade, com ampliação da rede de relações sociais.  Os resultados encontrados no estudo, permitiram constatar que no Centro de Convivência, através da articulação das perspectivas teóricas e práticas da Gerontologia, se constrói um trabalho que é xpressão do apoio social. Este estudo mostra que o Centro de Convivência pode dar conta da demanda trazida pela população idosa, como forma subjacente e complementar na reinserção social, na promoção de saúde e na prevenção/redução do adoecimento físico e social. O apoio social apareceu nos discursos mediado pelas interações estabelecidas tanto pelos participantes que interagem entre si, quanto pelos profissionais e voluntários.
Palavras-chave: Idoso; Apoio Social; Centro de Convivencia

Ver documento en formato PDF

Archivos Adjuntos


ApoioSocialEmUmCentroDeConvivencia.pdf