Informaciones

Brasil. InterATIVIDADE: Idosos de SP ganham espaço virtual de comunicação e atividades

Jueves, 09 de Julio de 2020
Políticas y Derechos

InterAtividade é um espaço de interlocução de atividades oferecidas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa para os idosos que estão isolados em suas casas.

Estamos há três meses experimentando um comportamento jamais imaginado em nossa história humana. Vivenciamos o confinamento ou como dizem por aí, o distanciamento social ou o distanciamento físico, como uns tantos gostam de frisar, por causa do Covid-19. Este vírus tem obrigado governos a implantar o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para se evitar a sua transmissão. Os idosos foram incluídos, junto com aqueles que têm comorbidades, como o grupo que corre um dos maiores riscos para a doença, e por isso eles têm sido “convidados” a ficarem em casa, a fim de se protegerem e não serem acometidos pela doença, pois uma vez com ela as complicações são para muito fatais, especialmente para os mais pobres.

Foi pensando nos idosos que estão em casa, muitos deles frequentadores de centros e núcleos de convivências existentes na cidade de São Paulo, que a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Prefeitura de São Paulo, coordenado por Sandra Gomes – que batalha para que a cidade seja cada vez mais amiga da pessoa idosa-, criou um programa que contemplasse as atividades que a cidade ofertava presencialmente antes da pandemia, instrumentos para a construção do envelhecimento ativo, cessadas pelo isolamento.

Um programa que procurasse entreter, mas ao mesmo tempo permitisse que a Coordenação de Políticas para Pessoa idosa estivesse perto de cada um, sem isolar em seus cotidianos de suas casas e afazeres do seu dia a dia. De acordo com os idealizadores do programa, os tempos de isolamento social podem significar o maior ato de amor e pensamento coletivo nesse cenário, mas também pode levar a sentimentos de solidão e abandono, surtindo abalos para a saúde mental.

Foi assim que surgiu o InterATIVIDADE, um espaço de interlocução de atividades oferecidas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa para os idosos que estão isolados em suas casas. Trata-se de um blog/plataforma para, na medida do possível, manter o engajamento da população idosa atendida em seus programas. Por meio de textos, vídeos e outras mídias, a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa oferece atividades do Polo Cultural da Pessoa Idosa, além do Espaço Longevidade. Assim, apesar da distância, todos estarão juntos e unidos.

O Blog InterATIVIDADE oferece, como indicações, fotos, vídeos, aulas e muito mais. Enfim, o blog oferece um cardápio virtual de sugestões e, dentre estas, oficinas para serem feitas em casa. Também se oferecerá indicações de filmes, eventos virtuais, dicas de atividades de estimulação cognitiva e principalmente promover a interação entre os participantes.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa, têm como objetivo articular e integrar as políticas públicas para pessoas idosas junto aos órgãos da administração pública municipal. Promove a participação ativa da pessoa idosa na estruturação da rede de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. Apoia e dá suporte ao Grande Conselho Municipal do Idoso, que representa a população idosa da cidade de São Paulo.

Fuente: Portal do Envelhecimento – 03/07/2020
https://www.portaldoenvelhecimento.com.br/interatividade-idosos-de-sp-ganham-espaco-virtual-de-comunicacao-e-atividades/