Informaciones

Associação Reciclázaro: Informe sobre o III Seminário Internacional: "Envelhecimento e Cuidados com Dignidade”

Martes, 29 de Noviembre de 2016
Artículos, experiencias, actividades

A terceira edição do Seminário Internacional com o tema “Envelhecimento e Cuidados com dignidade: Velhos dilemas e Novas perspectivas” realizado pela Associação Reciclázaro em parceria com Associação Nacional de Gerontologia do Brasil - ANG Brasil e Serviço Social do Comércio-SESC Prainha e com apoio da Fundación en Pro del Adulto Mayor em el Mundo – Christel Wasiek, aconteceu no dia 7 de novembro de 2016 na CELESC-Centrais Elétricas de Santa Catarina em Florianópolis/SC.

O evento abordou assuntos como a prevalência de limitação funcional entre idosos no Brasil, modelos de cuidados, política de cuidados em outros países e sobre a atenção dispensada a esse público em nosso país. Outras apresentações destacaram as experiências inovadoras na área do envelhecimento, os cuidados sob a perspectiva da psicologia social e foi apresentado formalmente ao público, a Associação Catarinense de Cuidador Social, recém-criada no estado.

A mesa de abertura do Seminário Internacional foi composta por Andrea Gadiolli Fidêncio Poscai, Associação Reciclázaro, Christel Wasiek, Fundação Stfifung, Marília Celina Felício Fragoso, Associação Nacional de Gerontologia do Brasil – ANG Brasil, Edleia Rosa Schmidt, Conselho Estadual do Idoso de SC e Arlei Borges, SESC Florianópolis. Todos os componentes da mesa enalteceram a realização do III Seminário Internacional.

De acordo com a programação, a abertura aconteceu às 9 h da última segunda-feira (7) com a Conferência “Envelhecer no Brasil: Velhos dilemas, novas perspectivas” realizada pela Dra. Jurilza Mendonça, Assistente social, mestre em gerontologia, doutora em Política Social e servidora do Ministério da Previdência Social, sob a coordenação da Assistente Social, Especialista em Gerontologia Social e Mestranda em Gerontologia, Marília Celina Felício Fragoso.

Dando seguimento à programação da manhã, o Prof. Dr. Johannes Doll,  professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento realizou a palestra “Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida” sob a coordenação da Presidente da Associação Nacional de Gerontologia Inês Amanda Streit.

No período da tarde, a renomada professora Elisa Dulcey da Cepsiger, Colombia, realizou a palestra “Cuidados da vida na perspectiva da psicologia social”, em seguida tivemos a apresentação da palestra “Capacitação de recursos humanos para prestação de serviços de cuidados” pelo professor Nelson Frederico Seiffert, Especialista em Gestão Ambiental, participante da diretoria ANG/SC e professor voluntário NETI/UFSC Gerontologia Aplicada, sob a coordenação do Assistente Social da Casa de Simeão, Rodrigo Oliveira Carvalho.

A Associação Catarinense de Cuidador Social, foi apresentada por sua presidente, a cuidadora Sonia Mara da Silva, que relatou a atual situação de projeto de lei da profissionalização de cuidador, sob a coordenação da Assistente Social Alice Kuerten também presidente do Instituto Guga Kuerten.

Foram apresentadas as experiências da Associação Reciclázaro, pela Assistente Social Elaine Freire, com perfil dos cuidadores do Centro Dia Guadalupe e Fabiana Guergues com a apresentação da pesquisa realizada com os cuidadores formados pelo PROGAPI das unidades de São Paulo e Santa Catarina.

Ao longo do dia, os grupos de idosos do coral “Floripa Encanta”, “Vozes da Seresta” e “As açorianas” encantaram o público com suas canções típicas da região.

Ao final, a Assistente Social, especialista em Gerontologia e docente na Universidade do Sul de Santa Catarina, professora Vera Nícia Fortkamp de Araújo, apresentou brilhantemente a conclusão do seminário, relatando sobre o grande desafio de nossa sociedade que é repensar os cuidados dispensados a população que mais cresce no país.

No encerramento, a representante da Associação Reciclázaro e coordenadora do Programa de Atenção a Pessoa Idosa em SC, Andréa Gadiolli F. Poscai, agradeceu aos palestrantes que levaram seus conhecimentos sobre o tema que é tão recente, ao mesmo tempo tão antigo e desafiador que é o cuidado. Agradeceu aos participantes, apoiadores e fez uma menção especial aos voluntários,  alunos dos cursos de cuidadores que se empenharam durante todo o evento e organização.

Lembrou que o objetivo maior era proporcionar um momento de socialização e discussão sobre tema que a todos interessa e cuja prática se torna cada dia mais necessária e que foi alcançado, graças aos conteúdos expostos e às intervenções e reflexões dos participantes.

Finalizou informando que a Reciclázaro pretende continuar o trabalho já iniciado em SC com os cursos de cuidador de idoso e com o tema da intergeracionalidade e que a organização está a caminhar e crescer junto com os novos parceiros e construir uma sociedade mais justa e igualitária para todas as idades.

Associação Reciclázaro
29/11/2016.