Informaciones

Associação Reciclázaro.PROGAPI na I Jornada de Capacitação em Relações e Programas Intergeracionais

Viernes, 26 de Agosto de 2016
Artículos, experiencias, actividades



Nos dias 26, 27 e 28 de julho, o PROGAPI/SC – Programa de Atenção à Pessoa Idosa de Santa Catarina, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Brasil, o Sesc e com apoio da Fundación en Pro del Adulto Mayor en el Mundo – Christel Wasiek, promoveu a primeira “Jornada de Capacitação em Relações e Programas Intergeracionais”em Florianópolis.

O evento aconteceu no Hotel SESC Cacupé, que cedeu o espaço por três dias para que os participantes tivessem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema. O curso foi ministrado pelas docentes Sylvia Korotky e Lida Blanc, da Equipe de coordenação da Seção de Relações Intergeracionais – RLG, de Montevideo, Uruguai.

O evento teve como objetivo promover o desenvolvimento do campo intergeracional, mediante a capacitação de profissionais que trabalham com pessoas idosas no Brasil, para que adquiram novos conhecimentos que permitam a criação de projetos e programas intergeracionais em seus âmbitos de trabalho.

A proposta da jornada é que os participantes sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos; que adquiram conhecimentos e informações que favoreçam a melhora nas relações entre jovens, crianças, adultos e pessoas idosas e que, dentro do contexto comunitário e familiar, seja gerado um maior diálogo entre as diversas gerações, diminuindo os conflitos intergeracionais.

Os 47 participantes representaram organizações que atuam com o segmento de envelhecimento na região, como o SESC de várias cidades de SC, o NETI – Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de SC, Associação de Parkinson, Prefeituras Municipais e Conselhos de Florianópolis e de São José, Conselho Estadual do Idoso, Associação Nacional de Gerontologia do Brasil, ANG/SC e ANG/AL, Universidade do Estado de SC, Pastoral da Pessoa Idosa, Associação Catarinense de Cuidador Social/SC e representantes do Centro Dia Guadalupe e PROGAPI de SP.

A equipe que se formou nesses dias de capacitação, se comprometeu a dar seguimento no encontro, promovendo reuniões para elaboração e acompanhamento de atividades e projetos intergeracionais implantados.

Associação Reciclázaro – 09/08/2016.-