Informaciones

Brasil. Pastoral da Pessoa Idosa de Alagoas lança campanha de conscientização

Viernes, 22 de Enero de 2016
Artículos, experiencias, actividades



A Pastoral da Pessoa Idosa do estado de Alagoas está lançando uma campanha de conscientização em defesa da Pessoa Idosa, com o objetivo de informar e diminuir os casos de abuso financeiro sofrido pelos idosos. Em recente viagem para Maceió/AL, a coordenadora nacional da PPI, Irmã Terezinha Tortelli, ouviu casos contados pelos líderes, relatando uma série de abusos e violações que as pessoas idosas estão sofrendo. A campanha é uma iniciativa do coordenador estadual, Crismédio Neto.

O endividamento dos maiores de 60 anos não é reflexo apenas do crescimento da oferta do crédito, ou do descontrole com as despesas do mês. Também está maior o peso da exploração financeira dos aposentados. Dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) mostram que em Minas Gerais, em apenas dois anos, a violência financeira contra idosos foi multiplicada por quatro. Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de denúncias. No ano passado, a violência financeira representou 43% de todas as queixas envolvendo maiores de 60 anos captadas pelo Disque Direitos Humanos (Disque 100), atrás apenas da violência psicológica e da negligência.

A violência financeira vai desde a utilização indevida da renda do idoso até formas de pressão psicológica para conseguir que ele assuma, por exemplo, empréstimos para terceiros ou para familiares. Mas também envolve fraudes. “Já chegou ao nosso conhecimento caso até mesmo de pessoas que usam o cartão de passagem do idoso em benefício próprio ou que utilizam o cartão de crédito do pai ou do avô de forma errada”, alerta Iuri Moreira, presidente do Conselho Municipal do Idoso, em Belo Horizonte.

As denúncias anônimas captadas pelo Disque 100 em todo o país apontam para um crescimento da pressão sobre a renda do idoso, que muitas vezes é levado a contrair dívidas comprometendo a aposentadoria, o que leva ao endividamento.

Veja também:


Fuente:
PPI – Enero 2016-01-22
http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/index.php/23-news/390-pastoral-da-pessoa-idosa-de-alagoas-lanca-campanha-de-conscientizacao