Informaciones

Brasil. Reciclázaro na IV Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa da Cidade de São Paulo

Viernes, 10 de Julio de 2015
Artículos, experiencias, actividades

A Associação Reciclázaro, através do PROGAPI (Programa de Atenção à Pessoa Idosa) e a Casa de Simeão, participaram da IV Conferência Municipal da Pessoa Idosa que aconteceu no Palácio das Convenções do Anhembi na capital paulistana, nos dias 02 e 03 de julho, cujo tema foi o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas Idades".

Segundo dados fornecidos pela organização do evento, cerca de 700 pessoas compareceram ao evento. Divididas em salas de debate, as discussões foram norteadas em quatro eixos temáticos pré-estabelecidos: Gestão, Financiamento, Participação Social e Direitos Humanos dos idosos (Violência contra às pessoas idosas). O encontro foi organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Idosos de São Paulo, ligada à Secretaria de Direitos Humanos, esfera municipal, e pelo Grande Conselho Municipal da Pessoa Idosa (GCMI). Os orgãos foram representados respectivamente, pela Dra. Guiomar Silva Lopes e Sr. Rubens Casado, que direcionaram as plenárias da conferência municipal, que também contou com a participação das seguintes autoridades: Henrique Rubens Jerozolimski, Conselho Estadual do Idoso, Cristina Rezende, representante do Secretário Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Alexandre Padilha, Secretário Municipal de Relações Governamentais, o Secretário Municipal dos Direitos Humanos, Eduardo Suplicy e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Denise Motta Dau.

Destacou-se entre o público, a expressiva presença dos idosos, que participaram ativamente das discussões, protagonizando as suas reinvindicações, fazendo jus ao tema da conferência. Ali estiveram também técnicos sociais do setor público e representantes das diversas organizações da sociedade civil que atuam dentro do segmento.

A conferência é um importante espaço democrático de participação dos idosos, pois, tem o papel de conferir a efetividade da lei, como estabelecido na Constituição Federal, Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso (PNI) e demais legislações de referência. E, além do caráter fiscalizador e avaliativo das políticas, as conferências também tem o caráter deliberativo, isto é, através das discussões são traçadas as novas deliberações ajustadas as reais demandas dos idosos, que serão norteadoras das políticas públicas para a área do envelhecimento.

Na etapa municipal da conferência são eleitos 93 delegados, sendo 56 representantes da sociedade civil e 37 do poder público, em breve será divulgada pela coordenação de políticas públicas do idoso, a lista completa dos delegados eleitos, que representarão as demandas da cidade de São Paulo na conferência estadual que está prevista a realização entre 28 a 30 de setembro, na cidade de Águas de Lindoia. A conferência de âmbito nacional está agendada em meados de dezembro.

A Associação Reciclázaro participa ativamente de todos os espaços democráticos de participação e controle social, incentivando seus profissionais e idosos atendidos a exercerem uma cidadania ativa.

Associação Reciclázaro - 9/7/2015.
http://www.reciclazaro.org.br/reciclazaro-na-iv-conferencia-municipal-de-direitos-da-pessoa-idosa-da-cidade-de-sao-paulo/