Informaciones

Curso Capacitação para a Cidadania

Lunes, 03 de Enero de 2005
Envejecimiento y vejez

Promoção: Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Programa Providência de Elevação de Renda. Apoio: Conselho de Defesa do Idoso do Distrito Federal. Associação Nacional de Gerontologia/DF  19, 20 e 21 de janeiro de 2005.

OBJETIVOS

• Sensibilizar os participantes dos cursos para a temática do envelhecimento populacional e para as questões que o envolvem, particularmente as relacionadas à violência contra a pessoa idosa;

• Propiciar a aproximação ao saber produzido na área e às mais recentes reflexões sobre a velhice;

• Estimular o desenvolvimento de uma perspectiva globalizante e integral da velhice, fornecendo subsídios para a superação de concepções fragmentadoras, estigmatizadas e alicerçadas, tão somente, nas perdas biológicas e cognitivas;

• Promover a análise e o debate das políticas públicas e sociais voltadas ao segmento idoso;

• Re-elaborar a equação "envelhecimento/cidadania", através da implementação de novas formas de participação e de organização dos idosos.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo é constituído por lideranças comunitárias e membros da Sociedade Civil; pessoas que, independentemente de idade, gênero ou grau de instrução, atuam junto ao segmento idoso. A previsão é de 14 turmas, cada uma com um máximo de 50 alunos. Público total envolvido: 600 alunos.

METAS E RESULTADOS ESPERADOS

A meta principal dos cursos propostos é superar a apatia e o desinteresse pela coisa pública, especialmente no que diz respeito às ações voltadas ao atendimento das reais necessidades dos idosos. Para tanto, espera-se que os participantes dos cursos encontrem, nas entidades de representação já existentes e naquelas que vierem a ser criadas por iniciativa dos próprios idosos e de outras categorias sociais, importantes veículos de organização coletiva, de denúncia, de expressão de demandas e necessidades e do exercício da cidadania, aqui vista como explicitação de direitos que, antes de serem entendidos como "conquista" de algo já dado, referem-se à definição, pelos próprios idosos, daquilo no qual querem ser incluídos e da forma como o querem.

CONTEÚDOS, ESTRATÉGIAS DE AÇÃO, METODOLOGIA E AVALIAÇÃO

Os cursos aqui propostos contemplarão os conteúdos que se seguem, expressos através de Unidades Temáticas:

Unidade I: Envelhecimento Populacional. Um Fenômeno Global. Indicadores Nacionais e Regionais. Indicadores Locais 

Unidade II: Da Velhice.  Imagens Construídas: a velhice como "não-lugar". A desconstrução de mitos, estigmas e preconceitos. Entre o biológico e outras dimensões da velhice: um diálogo necessário

Unidade III: Da Cidadania.  A violência contra os idosos. Dos direitos "outorgados" aos direitos conquistados ("direito a ter direitos"). Cidadania: definições e redefinições. Os idosos e o exercício da cidadania. Formas de Inserção e de Participação Social. Preceitos Legais: políticas, leis, portarias e estatuto

Os temas acima serão desenvolvidos através de aulas expositivas, debates, recursos audiovisuais, modalidades variadas de dinâmica de grupo e trabalho de campo. Em parceria com a Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, será elaborado um instrumento de avaliação. A análise dos dados obtidos a partir deste instrumento fornecerá subsídios para as alterações e ajustes que se mostrarem necessários.

Local do Evento:Auditório do Ministério da Justiça.  Horário 8:00às 18:00.  Dias 19,20 e 21 de janeiro de 2005.  Carga horária: 30 HS.

Inscrições e informações : 349-9464