Informaciones

Brasil. Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa ganha Prêmio Nacional de Direitos Humanos 2012

Lunes, 10 de Diciembre de 2012
Políticas y Derechos


 

Irmã Terezinha Tortelli, FC – Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) é a ganhadora do Prêmio de Direitos Humanos 2012 na categoria "Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa".

A solenidade de entrega da honraria será ainda este mês, em Brasília, com a presença da Presidenta da Republica Dilma Rousseff.

Irmã Terezinha agradece imensamente o reconhecimento e dedica o Prêmio a todos os voluntários da PPI de todo o Brasil.

O Prêmio
O Prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos.

Terezinha Tortelli
Pertence à Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo da Província de Curitiba/PR. É enfermeira pela PUC/PR, especialista em Gerontologia Social pela PUC/RS e Conselheira Titular no CNDI – Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. Com a morte da Dra. Zilda Arns (Fundadora da PPI) no terremoto do Haiti dia 12 de janeiro de 2010, Irmã Terezinha Tortelli foi nomeada Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa pela CNBB, em maio do mesmo ano.
Irmã Terezinha tem uma história de vida dedicada à causa das pessoas idosas, principalmente das mais fragilizadas pela pobreza e abandono, sua luta é pela construção de uma sociedade mais justa e solidária. Dedica todo o seu tempo à Pastoral da Pessoa Idosa - Organismo da CNBB, que atualmente no Brasil, acompanha mais de 165 mil pessoas idosas, todos os meses, por mais de 30 mil voluntários.

Reconhecimento:
- Em setembro de 2011 foi homenageada pela Câmara Municipal de Maceió com o Titulo de Cidadã Honorária de Maceió – Alagoas
- Em junho de 2012 recebeu do CNDI/SDH um Certificado de Homenagem pela atuação constante na defesa dos direitos da pessoa idosa.

Fonte: PPI – 7/12/2012
http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/