Informaciones

Boletim do Programa de Atenção à Pessoa Idosa - PROGAPI

Jueves, 15 de Noviembre de 2012
Artículos, experiencias, actividades

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos

Associação Reciclazaro
Edição especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
São Paulo, outubro de 2012/Número 06


1º de outubro-Dia Internacional da Pessoa Idosa

O número de pessoas com mais de 60 anos deve ultrapassar a marca de 1 bilhão em dez anos, de acordo com estudo divulgado pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa, na sigla em inglês). O levantamento aponta ainda que a parcela global de idosos está crescendo mais rápido que todas as outras faixas etárias.

O órgão destacou que, enquanto a tendência de envelhecimento da sociedade é motivo de celebração, ela também representa desafios, já que requer novas abordagens relacionadas aos cuidados com a saúde, à aposentadoria, às condições de vida e às relações intergeracionais.

Assegurar aos idosos a melhor qualidade de vida possível, o respeito e as condições para que eles possam se manter inseridos na sociedade talvez seja a melhor forma de celebrar o Dia Internacional do Idoso, em 1º. de outubro. Mas, independente de iniciativas públicas, esta tarefa deve ser conquistada diariamente por cada idoso. Cuidar da saúde por meio do uso correto de medicações, idas regulares ao médico, prática de atividade física regular e alimentação adequada são apenas alguns exemplos de como o idoso pode atingir sua realização pessoal.

A família tem papel fundamental, ao manter uma boa comunicação com o idoso, auxiliando-o e incentivando-o sempre que necessário. No campo da saúde, vale destacar que a atividade física é um dos meios mais eficientes para promover o bem estar da população idosa, e deve ser incentivada pelos familiares.

O Dia Internacional do Idoso tem a missão de lembrar que o mundo está envelhecendo e que muitos avanços já foram conquistados para garantir melhor qualidade de vida a esta parcela da população. Mas é importante que os próprios idosos tenham consciência do seu papel no mundo e de como fazer para viver bem e ser um exemplo positivo para a sociedade.
 

Archivos Adjuntos


Boletim_PROGAPI_outubro_2012 .pdf