Informaciones

Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil

Lunes, 20 de Agosto de 2012
Actividades y eventos gerontológicos

Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, o Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) apresentará os resultados da pesquisa: “É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídio de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do setor saúde”.

“É possível prevenir a antecipação do fim?”. Tema inédito, principalmente nos estudos brasileiros, complexo, delicado e normalmente evitado, tornou-se atualmente o foco das discussões envolvendo o acelerado envelhecimento, não só no país como no mundo.

Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa “Suicídio de idosos no Brasil e as possibilidades de atuação do setor saúde”, será realizado dias 29, 30 e 31 de agosto, pelo Centro Latino-Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (Claves/ENSP) o I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil.

Para o Claves, é importante discutir o suicídio de pessoas idosas (acima de 60 anos) também no Brasil, sobretudo em algumas regiões e áreas do interior, por ser esse, hoje, um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.

O projeto é do Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) que financiou e sediou toda a investigação. A coordenadora científica do Claves, Maria Cecília de Souza Minayo, presidirá o seminário.

A pesquisa, de âmbito nacional, reuniu em colaboração sete instituições acadêmicas: a Universidade Federal de Manaus, a Universidade de Fortaleza, a Universidade Federal de Teresina, a Universidade de Dom Bosco de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal e a Escola Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, a Universidade Veiga de Almeida, do Rio de Janeiro, além da ENSP, que financiou, sediou e coordenou toda a investigação.

O evento pretende fazer uma inflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco para a violência autoinfligida, focando no conhecimento da situação e nas possibilidades de prevenção.

Pioneirismo

Quem primeiro no país decidiu esmiuçar um pouco mais os números sobre o suicídio de idosos foi a médica Jane Teixeira, coordenadora da Estratégia da Saúde da Família em Rio das Ostras (RJ). Esse foi seu desafio ao fazer seu mestrado na PUC-SP, na área da gerontologia, em 2008. Seu primeiro passo foi se debruçar sobre os dados epidemiológicos da região em que atua. Depois se deteve nos números do Estado do Rio de Janeiro, até ampliar para outros estados. Também levantou informações sobre outros países.

No decorrer do estudo, chamou atenção da pesquisadora o grande número de pessoas idosas que cometiam suicídio. Nesse grupo, mulheres a partir dos 60 anos era outro dado que se sobressaía pela quantidade entre os números analisados. Em Minas Gerais, por exemplo, o suicídio de mulheres idosas cresceu 115,7% entre 2000 e 2005. Na Bahia, Jane constatou o aumento de 728%. Ela levou em consideração no estudo os riscos associados ao suicídio entre idosos, elencando o desemprego, a perda de laços familiares, depressão e a migração de idosos que saem de suas cidades natais como os mais expressivos.

Jane defendeu sua dissertação, intitulada "Suicídio do Idoso, uma abordagem epidemiológica nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul, período de 2000 a 2005", em 29 de outubro de 2009, sob orientação da professora doutora Ursula Karsch.

Saiba Mais
O encontro ocorrerá no Hotel Novo Mundo, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser efetuadas no site www.prevencaodesuicidio.com.br.

Referências
ENSP (2012). Suicídio de idosos no Brasil é tema de seminário. Disponível em http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/30632. Acesso em 29/07/2012.

Fuente: Portal do Envelhecimento 20/8/2012.
http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/eventos/seminario-internacional-sobre-suicidio-de-pessoas-idosas-no-brasil.html