Informaciones

Brasil. Ministra abre 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa nesta quarta (23)

Miércoles, 23 de Noviembre de 2011
Actividades y eventos gerontológicos

La Información tiene archivos relacionados, presione aquí para verlos

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), abre nesta quarta-feira (23), em Brasília, a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema “O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil. A abertura da conferência, que vai até esta sexta-feira (25), será às 19h na Confederação Nacional dos Transportes, na capital federal.

Na ocasião, será lançada uma campanha de valorização à pessoa idosa em parceira com os Correios com destaque para a divulgação das ações do Disque 100 para este público específico. Também será assinado um Termo de Cooperação Técnica com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que terá o objetivo de promover e implantar a criação dos Conselhos de Direito dos Idosos (previstos na legislação desde o ano de 2002) e incentivar a implementação de um Fundo voltado às políticas públicas para a população com mais de 60 anos.

A mesa de abertura contará ainda com a presença da Secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos da SDH/PR, Nadine Borges, da Coordenadora Geral do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso da SDH/PR, Rosemeire Rodrigues, da Presidenta do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Karla Cristina Giacomin, do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, e do presidente da Frente Nacional de Prefeitos, João Carlos Coser.

A 3ª Conferência foi precedida por etapas regionais e estão sendo esperadas mais de mil pessoas de todo o país, entre delegados, conselheiros e representantes dos governos para debater sobre o envelhecimento com qualidade de vida, os avanços e os próximos desafios da Política Nacional do Idoso. A primeira Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu no ano de 2006 e teve como tema central a discussão “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”; e a segunda, em 2009, realizou a “Avaliação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa: Avanços e Desafios”.

População com mais de 60 anos no Brasil - Segundo estimativas do IBGE, para os próximos 30 anos, a previsão é que os idosos ultrapassem 50 milhões de pessoas, o equivalente a 28% da população. Conforme o Censo 2010, o percentual de pessoas com mais de 60 anos aumentou de 8,6%, em 2000, para 10,8% em 2010 e em 78 municípios brasileiros, uma em cada cinco pessoas tem 60 anos ou mais, ou seja, 20% da população da cidade.
Dados do Disque Direitos Humanos (Disque 100), coordenado pela SDH, registram um total de 30.082 denúncias de violências contra idosos em todo o país, entre janeiro e outubro deste ano. Responsável por coordenar a Política Nacional do Idoso, a SDH também atua na articulação e apoio à estruturação de rede nacional de proteção e defesa de políticas voltadas para essa parcela da população.

Fonte: SDH - 22/11/2011.

Archivos Adjuntos


programacao_3a_cndpi.pdf