Informaciones

18ª Raadh: reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul aprova criação de comissão permanente dos Direitos da Pessoa Idosa, nesta 3ª feira (19)

Jueves, 21 de Octubre de 2010
Seguimiento Plan de Acción Internacional sobre el Envejecimiento

O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abriu nesta terça-feira (19) o segundo dia de atividades da 18ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados – Raadh, que neste semestre é realizada em Brasília (DF), sob a presidência “pro tempore” do Brasil.

As autoridades sul-americanas em Direitos Humanos aprovaram, sob aplausos, a criação da Comissão Permanente dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocupará o lugar do Grupo de Trabalho sobre o tema. A mudança de status parte da compreensão de que essa agenda deve permanecer constantemente na pauta de discussões da Raadh, e não mais ser objeto de um Grupo de Trabalho temporário.

O ministro Vannuchi deu as boas vindas e agradeceu a presença das delegações de Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, Peru e Equador, além dos representantes do governo brasileiro. Participam, ainda, o representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos na América do Sul, Amerigo Incalcaterra, e representantes de organizações da sociedade civil de toda a região.

Foi apresentada, pela representação brasileira, a plataforma virtual da Raadh, que abrigará, em português e em espanhol, espaços permanentes de discussão em tempo real entre os integrantes do grupo. A tecnologia utilizará software livre e permitirá o armazenamento de documentos, terá gestão compartilhada entre os países do Mercosul e acessibilidade para pessoas com deficiência.

A delegação argentina apresentou informe a respeito do funcionamento do Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos, que será sediado em Buenos Aires. Seu objetivo será contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas em Direitos Humanos e consolidar a democracia na região, bem como exercer o assessoramento das altas autoridades em Direitos Humanos.

Ao longo desse segundo dia de trabalhos da Raadh, também foi discutida a criação de uma Convenção Geral contra Violações de Direitos Humanos e a possibilidade de se realizar uma reunião extraordinária da Raadh em dezembro, em Assunção, durante a transmissão da presidência "pro tempore" ao Paraguai.

Os coordenadores dos grupos de Trabalho e das Comissões Permanentes apresentaram relatórios com os encaminhamentos de suas respectivas áreas: LGBT, Direito à Memória e à Verdade, Direitos da Pessoa Idosa, Crianças e Adolescentes, Combate à Tortura, Educação e Cultura em Direitos Humanos, Combate ao Racismo, Indicadores para Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e Pessoas com Deficiência.

Amanhã (20), quando o encontro se encerra, haverá uma nova rodada de discussões a respeito dos Direitos Humanos nos países da região.

Fuente: SDH – 19/10/2010