Informaciones

Brasil. Projeto vai investigar aumento de casos de suicídio em população idosa

Martes, 07 de Septiembre de 2010
Envejecimiento y vejez

As taxas de suicídio no Brasil vêm apresentando crescimento leve, mas consistente, principalmente na população acima de 60 anos. Segundo a pesquisadora Cecília Minayo (Claves/ENSP), a taxa de suicídio entre os homens desta faixa etária é ainda maior, passando de 12 suicídios a cada cem mil pessoas para 15,8 a cada cem mil, entre 1980 a 2006. Segundo a OMS, a situação é considerada de média gravidade quando passa de dez suicídios a cada cem mil habitantes. Para estudar a magnitude e a significância do suicídio da população idosa brasileira, o Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Pública (Inova-ENSP) aprovou o projeto É possível prevenir a antecipação do fim? Suicídios de idosos no Brasil e possibilidades de atuação do setor saúde, coordenado por Minayo.

Um dos objetivos do estudo é fazer com que sua própria realização e socialização de dados, colhidos e analisados, possam ser apropriadas pelos profissionais de saúde e de direitos humanos. De acordo com Cecília Minayo, não há pesquisas sobre esse tema no país, o que justifica ainda mais a importância da investigação. "De acordo com a literatura internacional, é possível prevenir o suicídio de idosos a partir da atenção primária, mas é importante que os profissionais de saúde de todos os níveis da atenção aprendam a reconhecer os sinais e sintomas de ideação e tentativas e elaborem cuidados estratégicos de prevenção."

O projeto prevê a realização da chamada "autópsia psicossocial" em idosos que cometeram suicídio por meio de entrevistas com familiares em dez municípios brasileiros com taxas de mortalidade relevantes; contextualização do problema e análise qualitativa das especificidades individuais, sociais e regionais. Além disso, será realizado um estudo ecológico sobre o suicídio de idosos para se conhecer a magnitude do problema em nível nacional e estabelecer os municípios brasileiros com maior frequência de casos, investigando, assim, variáveis associadas ao fenômeno.

Com a conclusão do estudo, na opinião da pesquisadora, será possível aprofundar o conhecimento sobre suicídio em pessoas idosas no Brasil, um problema de saúde pública que não tem estudos referenciais na literatura nacional. "Durante a realização da pesquisa, aproximadamente cem pessoas serão instruídas por meio de seminários e trabalhos de investigação. Dentre essas pessoas, está um grupo de pesquisadores do Claves, que constituirão a equipe coordenadora; pesquisadores em cada estado analisado; estudantes e estagiários de cada uma das localidades; gestores e profissionais dos Estados; e gestores e profissionais da Secretaria Nacional de Vigilância em Saúde do Programa Estratégias de Saúde da Família", explicou.

Minayo revela que também será produzido um manual com os resultados da pesquisa e orientações para os serviços de saúde, além de pelo menos quatro artigos publicados. O manual de orientação produzido pela pesquisa terá enfoques na conceituação do problema, sua magnitude e significância, sua fenomenologia e associações e as formas de diagnóstico e prevenção. O texto será dirigido para profissionais de saúde que atuam na atenção básica. "Além da disponibilização desses produtos, a pesquisa espera introduzir, definitivamente, o tema 'suicídio de pessoas idosas' na agenda do setor saúde, sobretudo por meio de articulações com o Ministério da Saúde e de seminários com pesquisadores, gestores e profissionais que atuam nos serviços."

Fonte: Informe ENSP – 2/9/2010.
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/?origem=1&matid=22882