Informaciones

Brasil. Presentación de Agencia de Noticias de Derechos de las Personas Adultas Mayores ANDIPI

Jueves, 06 de Marzo de 2008
Aprendizajes y Experiencias

O Brasil envelhece e os idosos entram na pauta da ANDIPI

Entrou no ar em 01 de outubro de 2007, Dia Nacional e Internacional do Idoso, a Agência de Notícias dos Direitos da Pessoa Idosa (ANDIPI). A Andipi foi criada a partir da percepção da necessidade de sensibilizar todas as esferas da sociedade quanto aos desafios relacionados ao envelhecimento e à garantia de direitos deste grupo populacional.

O Brasil é atualmente o sexto país do mundo em quantidade (números absolutos) de idosos: cerca de 18 milhões (9% da população). As projeções da Organização Mundial de Saúde indicam que em 2019 o país terá 14% de idosos (cerca de 32 milhões acima de 60 anos) o dobro dos 7% de 2000, o que provocará mudanças em todos os segmentos sociais.

Diante desse quadro, a ANDIPI se propõe a consolidar um fluxo de informações sobre os direitos dos idosos e sensibilizar a imprensa para a cobertura do tema. A comunicação tem se mostrado uma ferramenta essencial para levar à opinião pública as questões relativas a segmentos da população em situação de vulnerabilidade. É a partir das discussões sobre as especificidades relacionadas aos direitos dos idosos que se poderá influir na implantação de políticas públicas adequadas e conscientizar e comprometer, defetivamente, a sociedade e o Estado em relação aos direitos desse grupo populacional.

Todo conteúdo será gerado a partir de matérias próprias e também de fontes externas. O site é uma iniciativa das jornalistas Eliane Araujo e Lise Morosini, especializadas na cobertura e divulgação de temas sociais. A equipe conta também com Eduarda Mattar, que foi editora da RETS (Revista Eletrônica do Terceiro Setor), e com Gilcelle Barros, jornalista responsável por contatos institucionais e com a divulgação da Andipi . O site tem seções fixas para notícias, artigos, entrevistas, livros e eventos. Todo o conteúdo pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.


URL: www.andipi.com.br

E-mail: contato@andipi.com.br