Iª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Jueves, 01 de Junio de 2006

Canal: Políticas y Derechos


De 23 a 26 de maio de 2006, em Brasília DF, aproximadamente 600 participantes, dentre eles, idosos conselheiros, delegados, convidados e autoridades, estiveram representando todos os estados da Federação na Iª  Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Tendo como tema principal, “Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa”, durante três dias, através de Conferências e Grupos Temáticos, discutiram-se questões, soluções e ações governamentais e não governamentais a serem implementadas em todo o território nacional.

Toda a expectativa dos presentes convergia para a necessidade do cumprimento da legislação vigente, principalmente da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso.

O Presidente Lula e vários Ministros estiveram presentes na Conferência, sinalizando apoio para o cumprimento das recomendações ali apresentadas.

Os Eixos Temáticos da Conferência versaram sobre:

Ações para efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa e a Rede de Proteção;
Financiamento e orçamento público das ações necessárias para a efetivação dos direitos das pessoas idosas;
Controle democrático: o papel dos Conselho;
Violência e Maus tratos contra a Pessoa Idosa;
Previdência Social à Pessoa Idosa;
Atenção a Saúde da Pessoa Idosa;
Assistência Social à Pessoa Idosa;
Educação, cultura, esporte e lazer.

Além desses Eixos Temáticos, várias Moções foram apresentadas e aprovadas, todas tendo como foco o cumprimento de ações em prol da Pessoa Idosa.

As apresentações de experiências de atenção à pessoa idosa também tiveram seu espaço reservado dentre os quais destacaram-se:
Rede de Serviços: Instituição de Longa permanência / Casa Lar /Centro Dia, Centro de Convivência, Serviço de Atenção ao Trabalhador Rural;

Rede de proteção e Defesa: Núcleo de Atendimento ao Idoso da Polícia Civil, Centro de Referência , Ligue idoso : pesquisa sobre violência;
Experiência da diversidade de idosos: Envelhecimento e Gênero, Pessoa com Deficiência.

O Momento Cultural foi coroado com apresentações de danças típicas, momento poético, cantores e grupos folclóricos dos estados do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará e Santa Catarina. Há que se destacar, que os três últimos estados, era composto somente por idosos.

Na oportunidade, a Presidência da ANG Brasil reuniu 34 representantes das ANG's estaduais para apresentar suas ações e traçar novas estratégias. Cabe ressaltar que a Associação Nacional de Gerontologia, ao longo de sua trajetória, em muito contribuiu para a elaboração e aprovação de políticas para o Idoso Brasileiro.
Por este motivo é que os fundadores da ANG, Maria José Lima de Carvalho Rocha Barroso, Marcelo Antonio Salgado, Nara Costa Rodrigues e Neusa Mendes Guedes, receberam homenagem especial da organização da Conferencia Nacional.

Caberá não só aos 600 participantes, mas a sociedade em geral, à partir deste momento histórico, acompanhar e contribuir para a efetivação de todas as recomendações  da Iª  Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Florianópolis Santa Catarina, 29 de maio de 2006

Marília Celina Felício Fragoso
CRESS 0049 - 12ª Região      
Presidente ANG Brasil

Associação Nacional de Gerontologia do Brasil – ANG Brasil
Fundada em 18 de outubro de 1985
CNPJ 23.498.157/0001-94