Brasil: Fórum Nacional da Sociedade Civil da Pessoa Idosa fez ato público em Brasília pela garantia dos direitos adquiridos

Viernes, 23 de Noviembre de 2018

Canal: Políticas y Derechos

Dia 19 de novembro é o nosso Dia da Bandeira Nacional e também o “dia da bandeira de lutas” escolhido desde 2009, pela coordenação do Fórum Nacional da Sociedade Civil da Pessoa Idosa que desde ontem começou seu encontro anual em Brasília.

Durante a tarde de hoje, na Esplanada dos Ministérios, no local conhecido como Espaço do Servidor, entre o Ministério da Agricultura e o Ministério do Planejamento, foi realizado um ato público com a presença de lideranças de trabalhos com idosos em sete Estados.

O evento foi a programação externa do 10º Encontro que o Fórum Nacional da Sociedade Civil da Pessoa Idosa, cujo tema é A Importância dos Fóruns enquanto Sociedade Civil na Organização e Mobilização da Pessoa Idosa.

Fazem parte da Coordenação Nacional o Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI) do Ceará; Fórum Paranaense da Pessoa Idosa (FPPI) do Paraná; Fórum Permanente de Defesa da Pessoa Idosa da Bahia; o Fórum Permanente da Política Estadual da Pessoa Idosa do Acre (FPPEPI); o Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro – Fórum PNEIRJ.

São Paulo está participando pela primeira vez desse encontro nacional. O Fórum Paulista da Sociedade Civil de Conscientização do Envelhecimento, que está sendo representado pela jornalista Hermínia Brandão, propos hoje que além de integrar a rede de fóruns, seja o Estado anfitrião do encontro nacional de 2020.

Nenhum direito a menos

Entre as apresentações das delegações dos Estados foram apresentados os projetos que os Fóruns fazem estão desenvolvendo como bandeira própria ou em parceria com outras entidades.
Em comum a todos os discursos a mensagem de que as representações dos idosos não admitem retrocessos nos direitos já conquistados e que o lema de todos os trabalhos em 2019 será Nenhum Direito a menos!

O ato público contou ainda com duas apresentações culturais: uma Dança do Boi , no estilo carimbó, apresentada pela delegação do Fórum do Amazonas, que será o anfitrião do 11º Encontro Nacional em 2019. Também se exibiu um grupo agora radicado em Brasília, de Tambor de Criola, uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito.

Amanhã, na sede do Instituto das Irmãs Salesianas dos Sagrados Corações, situado no SGAN 911 – md-C – Asa Norte será realizado todo o dia de palestras e debates, do 10º Encontro Nacional, inclusive com a presença de convidados de vários Estados.

Fuente: Jornal da 3a Idade - 19/11/2018.
http://www.jornal3idade.com.br/?p=21646