Brasil: Estado orienta gestores municipais sobre políticas públicas para a pessoa idosa

Martes, 19 de Septiembre de 2017

Canal: Políticas y Derechos

Mais de 600 profissionais participam do curso promovido pela Sedpac com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, o monitoramento e demais ações voltadas para este público.

Conselheiros municipais de direitos da pessoa idosa e líderes comunitários de várias regiões do estado participaram, nesta sexta-feira (15/9), da aula inaugural do Curso de Formação sobre Direitos da Pessoa Idosa, que tem como tema o Controle Social das Políticas Públicas para Pessoas Idosas.

Realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), em parceria com o Ministério de Direitos Humanos, o curso é executado pela Fundação João Pinheiro.

Mais de 600 profissionais que trabalham com atividades voltadas à pessoa idosa participaram da primeira aula, que aconteceu na Cidade Administrativa e foi transmitida em tempo real em mais de 80 polos das Universidades Abertas Integradas de Minas Gerais (Uaitecs) espalhadas nos 17 territórios de desenvolvimento.

As Uaitecs são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e oferecem à população qualificação à distância, por meio de unidades informatizadas.

Com o objetivo de fortalecer a rede de proteção, o monitoramento e as políticas públicas para esta parcela da população, o curso também vai contribuir para a implementação da Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Renadi) em Minas Gerais.

O secretário Nilmário Miranda fez a abertura da aula e disse que esta capacitação é um momento muito importante para socializar conhecimento, direitos e preparar as pessoas para lutarem por seus direitos em condições cada vez melhores.

“Não basta simplesmente que o direito esteja assegurado na Constituição, é preciso que chegue às pessoas e que existam políticas públicas universais. O Governo não faz isso sozinho, é preciso participação social para tirar o direito do papel e garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade”, enfatizou o secretário.

O mestre em Gerontologia e doutor em Demografia, professor Rodrigo Caetano Arantes, ministrou a primeira aula sobre “Teoria do envelhecimento, alterações fisiológicas e capacidade funcional”. Ele abordou o processo de transição demográfica no Brasil que ocorre com o aumento da proporção de pessoas idosas na população e o impacto causado principalmente no setor da saúde, social e previdenciário.

Rodrigo falou também sobre as alterações biológicas e fisiológicas no envelhecimento individual e a melhora da capacidade funcional por meio do envelhecimento ativo e saudável, com práticas de atividade física, alimentação saudável e manutenção das redes de relações sociais.

A primeira aula contou com a participação do coordenador especial de Políticas para a Pessoa Idosa, da Sedpac, Dilson de Oliveira.

Serão abordados vários temas durante o curso, como por exemplo: o papel do conselho na sociedade; envelhecimento populacional: aspectos sociodemográficos no Brasil; políticas públicas, ações e programas com foco na pessoa idosa; cuidador da pessoa idosa; plano de ação internacional para o envelhecimento; política nacional do idoso e Estatuto do Idoso; empoderamento e protagonismo da pessoa idosa; violência contra a pessoa idosa e políticas de proteção, entre outros.

Curso

No total, o curso terá 118 horas-aula, sendo 72 horas de formação à distância via plataforma Moodle, com interação individual do aluno com objetos virtuais de aprendizagem na página do curso, mediados por tutores.

As outras 46 horas de formação serão com aulas telepresenciais, realizadas ao vivo por videoconferência, para as unidades Uaitec espalhadas pelo estado. As aulas vão até o dia 4 de dezembro.

Fuente: Agencia Minas Gerais - 15/09/2017.
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/estado-orienta-gestores-municipais-sobre-politicas-publicas-para-a-pessoa-idosa