Brasil: Vila dos Idosos que acaba de festejar 10 anos recebe Prêmio Nacional

Martes, 05 de Septiembre de 2017

Canal: Políticas y Derechos

A Vila dos Idosos, que fica no bairro do Pari, na região central da capital paulista, que no último sábado completou 10 anos, será premiada amanhã como um dos projetos vencedores do Selo de Mérito 2017, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação.

A solenidade de premiações será no 64º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que começou hoje em São Paulo. O Palacete dos Artistas também será premiado. Ambos foram apontados como iniciativas inovadoras, em programas habitacionais, voltado para pessoas na terceira idade.

Nos dois programas que são voltados para pessoas com renda de 0 a 3 salários mínimos, com idade igual ou superior a 60 anos de idade. O valor do aluguel é subsidiado pela Prefeitura e cobra somente de 10 a 15% da renda familiar. Para o Palacete dos Artistas, existe a exigência do morador ter exercido carreira artística e participado de associações do setor.

A Vila dos Idosos, hoje com 200 moradores, foi projetada especialmente com a finalidade de ser um conjunto residencial para a terceira idade. O prédio que abriga o Palacete dos Artistas foi adaptado. Ele é uma construção original de 1920 e funcionou como hotel até 2001. O imóvel foi adquirido em 2011 e o convertido em habitação de interesse social. Foi inaugurado em dezembro de 2014, dentro do Programa de Locação Social.

Aniversário da Vila dos Idosos

Uma festa na manhã do sábado dia 19 de agosto, quando completava exatamente 10 anos de inaugurada, foi organizada pela Cohab e pela SEME- Secretaria Municipal de Esportes, para os moradores da Vila dos Idosos.

As professoras de Educação Física, Dineia M. A. Cardoso e Maria Luiza da Silva, que as responsáveis pelo programa Vem Dançar, da SEME, organizaram uma festa intergeracional, com a presença de crianças e adolescentes de vários projetos conveniados com a Secretaria de Esporte, que fizeram apresentações.

Fonte: Jornal da 3a Idade - 22/08/2017.
http://www.jornal3idade.com.br/?p=14793