Brasil: PPI presente em debate sobre a população idosa promovido pelo MDS

Lunes, 21 de Agosto de 2017

Canal: Artículos, experiencias, actividades

Ao longo de dois dias, as políticas públicas voltadas para idosos foram tema de um debate promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em Brasília. A oficina Políticas de Comunidades e Cidades Amigas do Idoso como Caminhos para o Envelhecimento Ativo reuniu gestores públicos e representantes de organizações especializadas, nos dias 7 e 8 de agosto, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A Ir. Terezinha Tortelli, coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa participou do evento, realizando uma das palestras aos participantes.

Entre os pontos destacados pelos participantes, está a troca de experiências para o avanço dessas políticas. Representante da Pastoral do Idoso no Distrito Federal, Ana Maria Melo avaliou que os debates contribuíram para a melhoria do trabalho realizado pela entidade. “Saímos daqui com diversos apontamentos de caminhos para seguirmos somando esforços e vencendo desafios. Nossa Pastoral atua com muitos idosos em situação de vulnerabilidade e esta reunião enriqueceu nosso trabalho para caminharmos com mais segurança, coragem e entusiasmo”, disse.

No encerramento do evento, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ressaltou a importância da articulação para fortalecer as políticas voltadas aos idosos, a fim de promover mais qualidade de vida e autonomia a essa população.

Seis milhões de idosos fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais. De acordo com a diretora de Atenção ao Idoso do MDS, Silvia Costa, o ministério trabalha na produção de um diagnóstico sobre essa população. O mapeamento deve ser lançado em 2018.

Pastoral da Pessoa Idosa
14/08/2017.