Pastoral da Pessoa Idosa: Vínculos afetivos com os líderes melhoram a qualidade de vida da pessoa idosa

Martes, 25 de Abril de 2017

Canal: Artículos, experiencias, actividades

O papel fundamental do líder da Pastoral da Pessoa Idosa é ser ponte entre a família e os serviços, realizando encaminhamentos necessários. Mas estar presente na vida de uma pessoa idosa, no seio da família, é uma experiência que acarreta fortes sentimentos de gratificação entre ambas as partes: líderes e idosos.

É com o entendimento de que envelhecer é ter a bênção de uma vida longa que muitos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa realizam as comemorações de aniversário junto com os idosos acompanhados. Celebrar esse dom da vida durante a visita domiciliar é uma forma de agradecimento a Deus pela vida das pessoas acompanhadas.

De acordo com Rosa Francisca Soares Leite, coordenadora estadual da PPI da Paraíba, os aniversários são celebrados não apenas com o momento de religiosidade, mas com festa. Em algumas comemorações a celebração Eucarística é seguida de festa com bolo, lembrancinha, cânticos e muita animação. "Alguns aniversariantes chegam até a comemorar com forró! Toda preparação da festa depende da criatividade do líder e da família, sempre levando em conta a situação financeira do aniversariante e suas condições física e psicológica", afirma Rosa.

Independente de como é celebrada - a maioria das celebrações é realizada apenas com a Missa e um bolo - tudo é feito com muito amor e ajuda dos familiares, ou dos familiares com ajuda do líder. O amor, a confiança, o respeito e a consideração que passam a existir entre ambos são grandes. Para a família e para a pessoa idosa, o líder é considerado um tipo de confessor, filho amado, pessoa de confiança, porque o elo de amor que passa a existir entre eles é tão forte que se assemelha a laços sanguíneos ou parentesco.

A celebração da vida das pessoas idosas é apenas uma das formas de mostrar o amor e fortalecer o vínculo. De acordo ainda com coordenadora estadual da PPI da Paraíba, o líder representa a figura do carinho e do cuidado: "O líder segue o exemplo de Maria Santíssima, que viajou quase 150 km no lombo de um burro para visitar Izabel e Zacarias, ambos Idosos", comenta.

Pastoral da Pessoa Idosa
20/04/2017.