XV Semana da Gerontologia e II Simpósio Internacional de Gerontologia Social

Martes, 28 de Julio de 2015

Canal: Actividades y eventos gerontológicos

Inscrições para apresentação de trabalhos já estão abertas e vão até o dia 16 de agosto de 2015 para o evento científico que se realiza na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Marquês de Paranaguá, no período de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e pelo GETI –Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade / SESC-SP sob o tema “Longevidade como oportunidade: práxis contemporâneas”.

Que práxis, nas sociedades contemporâneas, deixam ver a Longevidade como Oportunidade? E mais especificamente: oportunidade de quê? e para quê? Estas questões serão debatidas na XV Semana da Gerontologia / II Simpósio Internacional de Gerontologia Social sob o tema “Longevidade como oportunidade: práxis contemporâneas”. Trata-se de evento científico que se realiza na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Marquês de Paranaguá, no período de 30 de setembro a 02 de outubro de 2015, organizado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e pelo GETI –Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade / SESC-SP.

O enfrentamento dessas questões por vários convidados nacionais e internacionais aprofundará o entendimento de que a velhice é também um tempo cheio de potencialidades que podem e devem ser atualizadas em favor dos próprios velhos e das sociedades em que eles vivem.

O evento contará com mesas redondas e simpósios, além de sessões de apresentação de trabalhos, em forma de Comunicações Orais ou Pôsteres, a partir dos seguintes eixos temáticos: a) design ambiental, cuidado social e políticas públicas; b) trilhas intergeracionais na construção de espaços relacionais; c) criando e sustentando lugares acolhedores em moradias coletivas; e d) extensão do tempo de trabalho, educação e lazer.

Sequência
“Longevidade como oportunidade: práxis contemporâneas” trata-se de um evento que dá sequência a uma série de encontros iniciados em 1998 na PUC-SP, através do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia. Os eventos, desde seu início, dão reconhecimento à complexidade do processo do envelhecimento e, consequentemente, o abordam numa perspectiva interdisciplinar.

Este também tem sido o motor das ações desenvolvidas pelo GETI-SESCSP junto ao segmento populacional idoso. Assim como o Programa da PUCSP, o GETI tem promovido eventos para discussão de temas que, diante do envelhecimento populacional brasileiro, tem exigido um olhar atento e uma atuação efetiva da sociedade civil e do Estado.

Os organizadores do evento acreditam que o longeviver é um processo marcado por oportunidades que devem ser reconhecidas e otimizadas.

O público geral deste evento será de pesquisadores, estudiosos, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, professores, assim como pessoas interessadas das mais variadas áreas ligadas às questões aqui tratadas.

Se você tem um trabalho que entenda o envelhecimento como inserção contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, este evento é o espaço para compartilhá-lo e, assim, fazer valer a definição de “atividade” contida no paradigma da proposta da Organização Mundial da Saúde, resgatando, desse modo, a dimensão de participação e otimização de oportunidades para que o Envelhecimento Ativo se concretize.

Saiba mais
Para maiores informações a respeito de inscrições e programação, basta entrar no site do evento: http://www.pucsp.br/semanagerontologia

Fuente: Portal do Envelhecimento - 17/7/2015.
http://www.portaldoenvelhecimento.com