Ibero sobre Pessoas Idosas debateu novos meios de pensar a velhice

Miércoles, 30 de Octubre de 2013

Canal: PolĂ­ticas y Derechos

Repensar o envelhecimento e a velhice requer priorização, planejamento e visão intergeracional. Esses foram os pontos destacados por representantes de 13 países que participaram do 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região, em Brasília (DF), que terminou nessa quarta-feira (2).

O secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), Biel Rocha, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), explicou que cada vez mais as políticas sociais devem ser entendidas como um acompanhamento dos indivíduos e das famílias, ao longo da vida.

Ainda no que tange a questão familiar, a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso da SDH/PR, Neusa Pivatto Müller, disse que é preciso que haja uma nova ética intergeracional, pois a maioria das questões relativas ao idoso passa pelo seio familiar.

Biel Rocha destacou a importância do empoderamento das pessoas idosas no processo crescente de envelhecimento da população brasileira. “Se por um lado envelhecer é uma conquista, queremos desassociar a ideia de envelhecimento às doenças. As pessoas idosas são sujeitos de direitos que têm que ter acesso aos espaços públicos, transporte, saúde, acessibilidade urbana, para envelhecer de forma ativa e independente”, afirmou.

Neusa explicou que a integração das Políticas Públicas com enfoque de gênero, também foi um tema muito abordado no encontro. “Estamos em um momento em que a velhice se feminiza, pois cada vez haverá mais mulheres na população envelhecida”, alertou.

Outro tema de destaque foi o compromisso com os tratados, convenções e conferências de Direitos Humanos acompanhadas em âmbito internacional, que estabelecem padrões mínimos de realização dos direitos para a população idosa.

Encontro – Organizado pela Secretaria de Direitos Humanos, em parceira com a Organização Ibero-Americana de Seguridade Social, o 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região aconteceu de 30 de setembro a 2 de outubro, e teve como objetivo debater temas relativos à garantia de direitos com foco na seguridade social, saúde, combate e prevenção da violência, diálogo social e participação das pessoas idosas.

Participaram do encontro cerca de 300 pessoas, vindas do Brasil, Argentina, Equador, Chile, El salvador, Espanha, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Deste total, metade são oriundos da sociedade civil e metade do governo. Os participantes foram indicados pelo Comitê Internacional Preparatório ao 3º Encontro Ibero-Americano sobre Direitos Humanos das Pessoas Idosas na Região. Durante o encontro, o Brasil foi escolhido para presidir o Comitê Ibero-Americano em 2014.

Fonte: SDH - 3/10/2013.
http://www.sdh.gov.br/noticias/2013/outubro/ibero-sobre-pessoas-idosas-debateu-novos-meios-de-pensar-a-velhice