Portal do Envelhecimento - Brasil

Miércoles, 01 de Septiembre de 2004

Canal: Aprendizajes y Experiencias

(1 Sept- 2004) O Portal do Envelhecimento é uma proposta inovadora que conta com o apoio logístico da PUC-SP, do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento - NEPE e de diversos estudiosos que fazem do envelhecer seu objeto de reflexão, auxiliando na formação de uma rede de solidariedade entre familiares, gerações, profissionais, órgãos públicos, empresários, pesquisadores e formuladores de políticas públicas e de opinião. O Portal surge como uma oportunidade de oferecer à comunidade em geral, mecanismos qualificados de acesso, produção, organização, sistematização, recuperação e disseminação da produção técnico-científica, cultural, artística, acadêmica e pública sobre o envelhecimento, pretendendo tornar-se referência para diversas pesquisas sobre o envelhecimento no país. Tem como missão contribuir para a construção de saberes sobre o envelhecimento e a longevidade humana, que permitam uma renovação das práticas sociais, visando estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania da população idosa.

O Portal do Envelhecimento teve origem no interesse de alunos e professores do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Nepe), da PUC-SP, que perceberam a necessidade da integração em torno do processo do envelhecimento e da longevidade. Surgiu, então, a necessidade de se desenvolver um sistema de informações integradas sobre o envelhecimento humano, dando origem ao site www.gerontobrasil.net (no ar de abril de 2002 a novembro de 2003 sob este domínio), que tinha como desafio a implantação do Portal do Envelhecimento.

Desafio que é alcançado no dia primeiro de agosto de 2004, quando o Portal entra finalmente no ar, em fase de implantação, com 29 links, através dos quais o leitor tem a possibilidade de conhecer seus mentores ao navegar por seus breves currículos e a filosofia que rege o Portal. Conhecer a equipe, publicações indicadas, pesquisas sobre o envelhecimento. Ler diversos artigos inéditos e alguns que saíram na mídia. Ficar por dentro de eventos da área a serem realizados e de informações de utilidade pública. O leitor tem ainda a oportunidade de conhecer opiniões, retrato de asilos, fórum, relatos, leis, entrevistas, crônicas, humor e links parceiros, bem como baixar alguns documentos interessantes como o Estatuto do Idoso.

O Portal do Envelhecimento dispõe também de um boletim eletrônico com o objetivo de manter seus usuários/mentores sempre atualizados sobre os mais diversos assuntos relacionados ao envelhecimento. Assim, várias informações contidas no Portal são enviadas via o Boletim do Envelhecimento, mensalmente, para as pessoas que se cadastrarem através do correio eletrônico. Fazer parte desta rede de solidariedade e comunicação é muito simples, pois a filosofia do Portal trabalha com a categoria de usuário/mentor, classificada em três tipos:

· Usuários mentores de interesse estratégico: universidades, professores, institutos de pesquisas, pesquisadores, estudiosos e profissionais que lidam com o segmento idoso e formadores de opinião;

· Usuários mentores em potencial: população em geral

· Usuários mentores prioritários: Pessoas idosas e seus familiares, instituições, entidades e movimentos de/para idosos; e poder público, responsável pela elaboração e tomada de decisões quanto a políticas sociais e programas para idosos.

Portanto, todos podem contribuir para uma maior difusão da rede, alimentando o Portal, através de artigos, relatos de experiência e de atividades, informações de utilidade pública, etc., enfim, uma série de informações que contribuem para uma maior prestação de serviços e socialização, necessárias para a consolidação do Portal do Envelhecimento e multiplicação de usuários mentores.

www.pucsp.br/portaldoenvelhecimento