Noticias - Ano da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Maceió

Caminhada «De bem com a vida» em comemoração ao Ano da Pessoa Idosa

Viernes, 11 de Febrero de 2011

Canal: Pastorales, Comunidades Y Redes

A arquidiocese de Maceió promoveu no último sábado dia 05/02 a caminhada “De bem com a vida” em comemoração ao Ano da Pessoa Idosa. O evento foi organizado pela Pastoral da Pessoa Idosa e pela Sociedade São Vicente de Paulo e animado pela professora de educação física Gedalva Queiroz, foi grande a participação das diversas paróquias, religiosos, seminaristas, movimentos, pastorais, pessoas idosas e também de todas as idades.

 Após a caminhada houve a celebração da Santa Missa seguida de um café regional. Durante a homilia o arcebispo metropolitano Dom Antonio Muniz Fernandes agradeceu a presença e o empenho de todos nessa luta em defesa da vida e da paz e anunciou o inicio da elaboração da “Carta da Pessoa Idosa” que será emitida pela arquidiocese de Maceió até o termino do ano arquidiocesano dedicado aos IDOSOS. A próxima caminhada será no mês de junho, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho).

Hoje, entre as várias formas de violência praticadas contra a população idosa estão a violência física, os maus-tratos psicológicos, a violência sexual, a negligência, o abandono e o abuso financeiro. De acordo com estatísticas, grande parte dos casos ocorre dentro do núcleo familiar. Os abusos cometidos por parentes vão desde maus-tratos físicos e psicológicos até – o que é muito freqüente – a apropriação de rendas e bens dos idosos, que temem denunciar, por se sentirem fragilizados.

O vento culminou com a Feira da Solidariedade com alimentos produzidos pelas instituições social da arquidiocese.

Ano da Pessoa Idosa

O Ano da Pessoa Idosa na Arquidiocese de Maceió foi proclamado no dia 28 de outubro de 2010 e se estende até o dia 28 de outubro de 2011. O mesmo prevê celebrações religiosas, conferências, caminhadas, palestras e campanhas em favor da vida e da paz, e conta com a presença de diversos setores da sociedade ligados ao tema em questão.

Segundo o arcebispo Dom Antônio Muniz, o objetivo central é promover a paz; refletir, discutir e tomar ações para que pessoas idosas e também de todas as idades vivam de maneira digna, com respeito a seus direitos e sempre observando as peculiaridades de cada faixa etária. “Queremos promover o respeito à vida do nascer ao entardecer, o que pode contribuir em muito para a construção da paz”, explicou.

Fonte: Pastoral da Pessoa Idosa / CNBB-AL – 5/2/2011.