Brasil. Terezinha Tortelli é a nova Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa

Viernes, 11 de Junio de 2010

Canal: Pastorales, Comunidades Y Redes

Foi divulgado o nome da nova Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, indicada pelo Presidente do Conselho Diretor da Pastoral da Pessoa Idosa, Dom José Antônio Peruzzo. A indicação foi homologada e ratificada pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Após a morte trágica da fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Dra. Zilda Arns Neumann, ocorrida no terremoto do Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010, Irmã Terezinha continuou seu trabalho como secretária executiva da entidade, função que ocupa desde a sua fundação. Agora, como nova Coordenadora Nacional, ela assume o cargo como uma missão, disposta a dar continuidade ao trabalho iniciado em todo o Brasil pela Dra. Zilda e pronta para assumir e enfrentar os novos desafios de buscar mais vida e dignidade para as pessoas idosas em nosso país.

A Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 26 Estados, 174 dioceses, 1.237 paróquias em 4.997 comunidades de 825 municípios brasileiros. O trabalho pastoral é feito por 19.761 líderes comunitários capacitados que acompanham 175.822 pessoas idosas e 140.180 famílias.

No dia 18 de maio, Dom José Antônio Peruzzo, presidiu a celebração eucarística, na Capela da Medalha Milagrosa, e deu posse para Ir. Terezinha Tortelli como a nova coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. A celebração contou com a presença dos membros do Conselho Diretor, Econômico e Fiscal da Pastoral da Pessoa Idosa, equipe da coordenação nacional, diocese de Curitiba e Paranaguá, pessoas da Pastoral da Criança e uma presença expressiva das Irmãs Filha da Caridade, inclusive a Provincial Ir. Paula Pereira Alves.

Dom Peruzzo destacou a dimensão do serviço na Pastoral da Pessoa Idosa e pediu para a Ir. Terezinha vestir o "aventaldo serviço", assim como fez Jesus, quando foi lavar os pés dos díscípulos. Ele fez a imposição das mãos sob a nova coordenadora e abençou a missão.

Ir.Terezinha, parabéns pela nova missão, conte com nossas orações e dedicação nas ações da Pastoral da Pessoa Idosa.

Perfil da Irmã Terezinha Tortelli

Ir. Terezinha Tortelli, 56 anos, nascida no interior do Rio Grande do Sul. É Enfermeira pela PUC/PR, pós graduada em Planejamento Familiar pela Universidade do Chile e em Gerontologia Social pela PUC/RS.

A convite da Dra. Zilda Arns Neumann, coordenou a Pastoral da Criança no Estado do Paraná durante 4 anos – de 1994 a 1997. Desde 1998 na equipe nacional da Pastoral da Criança. Ao iniciar a Pastoral da Pessoa Idosa, Ir. Terezinha passou a assumir a função de secretária executiva, igualmente indicada pela Dra. Zilda.

Assumindo esta missão de coordenar a Pastoral da Pessoa Idosa a nivel nacional, dando continuidade à missão desenvolvida por sua fundadora, Dra. Zilda, Ir. Terezinha propõe-se a somar forças com todas as lideranças já existentes: Líderes comunitários, Coordenadores de todos os níveis – Paróquias, Dioceses, Estados – com os Capacitadores e Multiplicadores. Com esta soma de esforços, perseguir a meta de “cada comunidade acompanhar com uma atenção amorosa todos os que envelhecem” (João Paulo II).

O envelhecimento no Brasil está crescendo de forma acelerada. Por isso mesmo Ir. Terezinha está disposta a somar forças também com tantas outras organizações que se preocupam com as pessoas desta faixa etária. E com confiança, com perseverança, com dedicação, ir construindo a RENADI – Rede Nacional de Apoio e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – este foi o tema central da I Conferência Nacional da Pessoa Idosa. E a II Conferência retomou este mesmo tema. A Pastoral da Pessoa Idosa é parceira nesta construção.

Queremos que haja Vida, Dignidade e Esperança a todas as pessoas idosas do Brasil. E a Pastoral da Pessoa Idosa dedica-se a acompanhar preferencialmente as pessoas idosas mais vulnerabilizadas pela pobreza ou abandono.

Fonte: Portal da Pastoral da Pessoa Idosa
http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/