Brasil. Fórum Paranaense do Idoso

Viernes, 08 de Agosto de 2008

Canal: Actividades y eventos gerontológicos

Fórum Paranaense do Idoso
“Instancia da sociedade civil em defesa da pessoa idosa'

V Assembléia Geral

a ser realizada em Cornélio Procópio no dia 18 de novembro de 2008

 

Apresentação
O Fórum Paranaense do Idoso é uma iniciativa da sociedade civil, representada pelas entidades: Fundação Educacional Itaqui, CEGEN, Ação Social do Paraná, Província Filhas de Caridade São Vicente de São Vicente de Paulo, Pastoral da Pessoa Idosa e Associação Nacional de Gerontologia, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI/PR.
As Assembléias Gerais tem como objetivo a discussão sobre a implantação de políticas públicas voltadas ao atendimento da pessoa idosa, no que diz respeito aos direitos como cidadão e ser humano, de modo a viabilizar a articulação das ações entre entidades governamentais e não governamentais.

Histórico
A I Assembléia
do Fórum Paranaense do Idoso, realizada no dia de 15 de Março de 2007, no Asilo São Vicente de Paulo, Curitiba/PR, organizado pelos membros da Comissão Executiva Provisória, composta pelas entidades supramencionadas, e apoiado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, contou com a participação de mais de 90 pessoas, tendo representação de 19 municípios de várias regiões do Estado. No encontro foram aprovadas 19 propostas.
A II Assembléia do Fórum Paranaense do Idoso, realizada no dia de 20 de Junho de 2007, no Clube Palmeirense, Palmeira/PR, organizado pelas entidades à frente da Comissão Executiva Provisória, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Palmeira e da Secretaria de Ação Social do município de Palmeira. Contou com a participação de mais de 140 pessoas, tendo representação de 24 municípios de várias regiões do Estado. No encontro foram aprovadas 28 propostas além da aprovação de Regimento Interno e nomeação da Secretaria Executiva.
A III Assembléia do Fórum Paranaense do Idoso, realizada no dia 19 de Outubro de 2007, na Câmara Municipal de Londrina, Londrina/PR, organizado pelas entidades que compõe a Secretaria Executiva, com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Londrina e da Câmara Municipal de Londrina. Contou com a participação de mais de 180 pessoas, tendo representação de 25 municípios de várias regiões do Estado. No encontro foram aprovadas 38 propostas.
A IV Assembléia do Fórum Paranaense do Idoso, realizada no dia 13 de março de 2008 apresentou dados sobre a violência à pessoa idosa no Brasil, e alternativas para mobilizar a sociedade por meio de ações preventivas, conscientizando-as sobre a importância do envelhecimento saudável e da construção de uma política pública voltada à terceira idade. Foi nesta assembléia aprovado pelo plenário os 8 Jeitos de Mudar a Vida do Idoso, que deve nortear as atividades do Fórum nos próximos eventos, com o objetivo de juntamente com os Conselhos, Gestores e a Sociedade Civil Organizada alavancarem a Política Nacional da Pessoa Idosa nas 3 esferas de governo:

8 Jeitos de Mudar a Vida do Idoso
1. Rever o reajuste das aposentadorias, pensões e pagamento dos precatórios, com prioridade para os Idosos. Rever critérios de acesso     ao BPC (idade e renda).
2. Garantir e ampliar as ações específicas para os Idosos na Saúde.
3. Qualificar as Instituições sem fins econômicos (Instituições de Longa Permanência para os Idosos e demais modalidade de atendimento) e fazer os repasses justos para a sustentabilidade dos mesmos.
4. Enfrentamento a Violência e Maus Tratos Contra as Pessoas Idosas.
5. Garantir atenção geriátrica e gerontológica prioritária aos cuidados paliativos para o Idoso frágil.
6. Criar as Coordenadorias de Políticas Públicas para o Idoso nas três esferas de Governo.
7. Criação dos FUNDOS, nas três esferas, para as Políticas para o Idoso.
8. Apoiar e fomentar a criação dos Conselhos e Fóruns Municipais, Regionais e Federal do Idoso.

Justificativa
A consolidação efetiva de uma política pública é feita em conjunto com toda sociedade. A sociedade cria mecanismos e formas de organização, para que se obtenha o senso comum. Entre tantos exemplos de organização, são construídos Fóruns, que são espaços livres, onde é possível discutir amplamente a garantia e defesa de direitos, juntamente com gestores públicos, entidades da sociedade civil e os usuários.
Acreditando na efetivação da política pública para o idoso e avaliando os bons resultados conquistados nos encontros do I Fórum Paranaense do Idoso, o que se pretende implementar o Fórum Paranaense do Idoso de modo que torne um espaço de discussão permanente.

Objetivo Geral
Promover a pessoa idosa, visando à discussão da política da pessoa idosa no Estado do Paraná, encaminhando propostas ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI, Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI, Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso – CMDI’s, Fórum da Região Sul e demais atores e espaços de articulação da política.

Objetivos Específicos
            a.       Implementar o Fórum Paranaense do Idoso em todo o estado;
            b.       Encaminhar o resultado dos trabalhos ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI, Conselho Estadual dos
Direitos do Idoso – CEDI, Aos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso – CMDIs, ao Fórum da Região Sul e principalmente aos Gestores das Políticas da Pessoa Idosa nos três níveis de governo.


INSCRIÇÕES PARA V ASSEMBLÉIA GERAL:

http://www.cegen.org.br/pages/v_forum/index.php