Informaciones

Idosos No Brasil - Políticas e Cuidados

Martes, 20 de Septiembre de 2016
Envejecimiento y vejez



Jurilza Maria Barros de Mendonça
Juruá Editora, 2016


SINOPSE
Idosos no Brasil – Políticas e Cuidados é uma obra primorosa, importante, necessária e inédita. Fruto de uma bela tese de doutorado, ela representa a síntese do crescimento intelectual de Jurilza Barros de Mendonça, sua autora, uma profissional do serviço social que dedicou boa parte de sua carreira a liderar ações e intervenções visando à implementação da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso.

No livro, essa funcionária pública exemplar se soma à pesquisadora diligente que estuda e analisa as normativas nacionais e internacionais e produz um importante trabalho de campo na Europa, onde a experiência de cuidados com idosos já existe há décadas, de forma organizada e coordenada, no marco do Estado de Bem-Estar Social. Ai, a atenção é dada tanto à população ativa para que aproveite da melhor forma pos­sível seu tempo livre, como às pessoas dependentes a quem são oferecidos cuidados adequados segundo o grau de sua incapacidade funcional.

Embora o livro de Jurilza seja muito abrangente, gostaria de focar a importância do capítulo que discute a “Política de Criação de Garantias Formais dos Direitos dos Idosos em Âmbito Internacional” e, em particular, a “Lei da Dependência” da Espanha. Essa lei torna o Estado corresponsável junto com as famílias e com a sociedade pelo bem-estar das pessoas idosas que perderam ou vão perdendo sua autonomia funcional. As normativas são claras e as orientações são cumpridas, diferentemente do Brasil, onde o cuidado com as pessoas idosas dependentes, em sua maioria, continua de responsabilidade das famílias ou, mais precisamente, de um filho ou de uma filha que assume o papel de cuidador.

Pela riqueza reflexiva de informações e pelos temas cruciais dos quais trata, este é um livro obrigatório para todos aqueles que, se debruçam sobre a situação da pessoa idosa no Brasil. Podese dizer que, em nosso país, apenas se tangencia a discussão levantada nesta obra. Por isso, ela se torna uma referência no cenário acadêmico e de gestão. Não menos importante, ela legitima, do ponto de vista da produção de conhecimento, a brilhante carreira de uma funcionária pública exemplar que honra a todos nós que com ela compartilhamos a vida, o trabalho e os sonhos de um Brasil melhor. Com certeza Jurilza ainda nos surpreenderá muito com sua sabedoria, sua experiência e seu aporte intelectual!

Maria Cecília de Souza Minayo
Pesquisadora Titular da Fundação Oswaldo Cruz


JURILZA MARIA BARROS DE MENDONÇA
Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília – UnB. Participou como Bolsista da CAPES no Doutorado Sanduíche na Universidade de Alcalá de Henares, Espanha. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Especialista em Saúde do Idoso pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Centro de Pesquisa e Pós-Graduação. Realizou o Curso Especialista Superior em Gerontologia na Universidade de Barcelona, Espanha – SESC/ SP. Máster em Gerontologia pela Universidade Autônoma de Madrid, Espanha.  Realizou o Curso de Aperfeiçoamento “O Proces­so de Cuidar do Idoso” na Universidade de São Paulo – USP. Servidora do Ministério da Previdência Social desde 1979. Foi Coordenadora da Política Nacional do Idoso do então Ministério da Previdência e Assistência Social e Secretária Executiva do Conselho Nacional dos Direitos do idoso na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Consultora Pesquisadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Política Social da Universidade de Brasília – NEPPOS/CEAM/UnB. Integrante do Grupo de Estudos Político-Sociais – POLITIZA/ PPGPS/SER/UnB.


Disponible en:
https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=24670