Informaciones

Brasil. Campanha nacional promove conscientização sobre violência contra idosos

Lunes, 14 de Junio de 2010
Políticas y Derechos

Ministro Vannuchi participa da cerimônia de lançamento em Brasília, na terça-feira, 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

SEDH - 11/06/2010

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e parceiros lançam na próxima terça-feira (15), às 9h30, em Brasília (DF), a Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. O foco escolhido para este ano são os transportes coletivos urbanos e semi-urbanos. Serão afixados cartazes em ônibus e distribuídos folhetos informativos a motoristas em todas as capitais e nos municípios com mais de 500 mil habitantes. O ministro Paulo Vannuchi participa do lançamento.

Além das peças publicitárias, a campanha terá selo e carimbo dos Correios. A data foi escolhida porque 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O slogan da campanha é: “As pessoas idosas têm o direito de ir e vir com segurança e tranqüilidade. Respeitar esse direito é um ato de cidadania”, que virá estampado nos cartazes e folhetos informativos. Esses também trarão dicas aos motoristas, como: “nunca passe direto em um ponto de ônibus ao ver um passageiro idoso” e “antes de acionar a primeira marcha, verifique se a pessoa idosa embarcou e acomodou-se corretamente”.

A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa deste ano é uma realização conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério das Cidades e do Ministério dos Transportes. E tem a parceria das seguintes entidades: Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Serviço Social do Transporte (Sest), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrat).

Apesar dos esforços das empresas de transporte em capacitar seus profissionais, as denúncias de maus-tratos e constrangimentos são, ainda, frequentes. Os relatos envolvem casos de motoristas que “arrancam” os ônibus enquanto passageiros ainda estão subindo ou descendo as escadas ou casos em que as pessoas mais idosas são tratadas com impaciência e grosseria. Há ainda situações em que motoristas, vendo idosos sozinhos no ponto de ônibus, ignoram sua presença e passam direto.

População idosa cresce - O aumento da expectativa de vida dos brasileiros é uma realidade e uma conquista. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil é de 20 milhões de pessoas, cerca de 10,5% da população total. Estima-se que, em 2020, esse número represente 14,2% da população brasileira. Em dez anos, de 1997 a 2007, o grupo etário com 60 anos cresceu 47,8%, bem acima do crescimento médio da população que foi de 21,6%.

Apesar dos progressos, faltam ainda campanhas educativas nos meios de comunicação, a adoção de medidas para fazer valer o atendimento prioritário às pessoas idosas nas instituições públicas e privadas, a criação de medidas punitivas ao descumprimento da legislação, entre outras, para garantir um envelhecimento mais digno e humano da população brasileira.

Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa
Data: 15 de junho de 2010
Horário: 9h30
Endereço: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, auditório do 8º andar, Setor Comercial Sul, Bloco B, Quadra 9, Lote C. Edifício Parque Cidade Corporate, Torre A. Brasília, DF.